segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Os gatos pequenos têm gmail?


Acabei de acrescentar uma ligação para o endereço da Câmara Clara, onde este domingo à noite pudemos assistir a um debate entre o poeta Alberto Pimenta (um verdadeiro clássico que subverte as regras do classicismo) e o editor da & Etc, Vítor Silva Tavares, que editou algumas obras de Alberto Pimenta, entre as quais o livro Marthiya de Abdel Hamid, que Manuel de Freitas considerou o melhor livro de poesia publicado em 2005. Este debate terminou com os convidados a molharem literalmente um pão na sopa que a produção lhes trouxe, ou não fosse o debate sobre a marginalidade (ou a pretensa marginalidade) na literatura e na arte, em geral.
Esse gesto de 'comer a sopa dos pobres' acaba por fazer uma alusão a algumas célebres performances realizadas por Alberto Pimenta, como colocar-se numa jaula no Jardim Zoológico de Lisboa ou sentar-se no passeio, no Chiado, literalmente dentro de uma saca, junto a uma placa em cartão que dizia "vende-se".
 
Destes dois convidados de Paula Pinheiro, que conhecem a história da literatura como poucos, não podemos dizer o que Alberto Pimenta diz dos gatos pequenos no poema 13 desse livro de 2005:
Continuam
A andar à volta
De si mesmos
Como
Os gatos pequenos
Quando
Perderam a mãe.

Alberto Pimenta, Marthiya de Abdel Hamid, Lisboa: & Etc., p. 26.




Sem comentários: