quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ler consigo

O projecto Ler Consigo, uma iniciativa da Associação de Professores de Português (APP) cujo historial pode ser consultado em linha aqui, pressupõe o convite a alguém, muitas vezes exterior à escola, para ler um texto na sala de aula e promover a ideia de que ler não é crime e é mesmo muito importante. 

A página da APP informa que "em 2004 o projecto Ler Consigo juntou 350 turmas de 60 concelhos e de 4 países estrangeiros em centenas de leituras nas salas de aula e bibliotecas das escolas participantes. Em 2005 os números foram semelhantes (293 turmas em 53 concelhos e 7 países estrangeiros). Autarcas, vizinhos, empresários, encarregados de educação, militares, ministros, membros do clero, diplomatas, deputados e eurodeputados, antigos alunos e estudantes voltaram à escola para ler os textos que escolheram e para transmitir o gosto pela leitura."

Depois da leitura do texto em voz alta (10 a 20 minutos), o convidado poderá justificar a sua escolha, conversar com os alunos sobre a leitura efectuada ou sobre o papel da leitura na sua vida - e os alunos podem ler também um texto à pessoa convidada. 

Neste pressuposto, há várias decisões a tomar:
- quem vamos convidar para uma sessão de Ler Consigo num dos dias da Semana Cultural?
- que dia (12, 13 ou 14 de Março) devemos escolher e a que horas, ou fazemos a sessão coincidir com o dia e a hora da aula de Português?
- quem fica encarregado de escrever um convite em nome da turma?
- que texto vamos escolher para ler ao nosso convidado e porquê?
- quem vai ler o texto?

As reacções e as respostas podem ser escritas em COMENTÁRIOS, no fim desta mensagem.

1 comentário:

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Sendo o projecto "Ler consigo" uma iniciativa de promoção da leitura, por que não pensar em alargá-la a outros alunos? Por que não pensá-la com a BE da escola?

Fátima Pinto