quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A mais bela canção do mundo


É verdade que não podemos dizer que existe uma canção que é a mais bela canção, mas ouvindo a versão de Johnny Cash da canção "Hurt" de Trent Reznor, dos Nine Inch Nails, apetece pensar que seria esta - esta canção e esta versão, neste caso num filme do célebre director Mark Romanek.

Alberto Pimenta: o melhor espectáculo do mundo


Vídeo de Alberto Pimenta e Vítor Tavares, no Câmara Clara de 20 de Janeiro de 2008.

Ler consigo

O projecto Ler Consigo, uma iniciativa da Associação de Professores de Português (APP) cujo historial pode ser consultado em linha aqui, pressupõe o convite a alguém, muitas vezes exterior à escola, para ler um texto na sala de aula e promover a ideia de que ler não é crime e é mesmo muito importante. 

A página da APP informa que "em 2004 o projecto Ler Consigo juntou 350 turmas de 60 concelhos e de 4 países estrangeiros em centenas de leituras nas salas de aula e bibliotecas das escolas participantes. Em 2005 os números foram semelhantes (293 turmas em 53 concelhos e 7 países estrangeiros). Autarcas, vizinhos, empresários, encarregados de educação, militares, ministros, membros do clero, diplomatas, deputados e eurodeputados, antigos alunos e estudantes voltaram à escola para ler os textos que escolheram e para transmitir o gosto pela leitura."

Depois da leitura do texto em voz alta (10 a 20 minutos), o convidado poderá justificar a sua escolha, conversar com os alunos sobre a leitura efectuada ou sobre o papel da leitura na sua vida - e os alunos podem ler também um texto à pessoa convidada. 

Neste pressuposto, há várias decisões a tomar:
- quem vamos convidar para uma sessão de Ler Consigo num dos dias da Semana Cultural?
- que dia (12, 13 ou 14 de Março) devemos escolher e a que horas, ou fazemos a sessão coincidir com o dia e a hora da aula de Português?
- quem fica encarregado de escrever um convite em nome da turma?
- que texto vamos escolher para ler ao nosso convidado e porquê?
- quem vai ler o texto?

As reacções e as respostas podem ser escritas em COMENTÁRIOS, no fim desta mensagem.

Ex-citação 2

«Um romance é um biombo: a gente despe-se por detrás. Isto [o diário] não. Mesmo que não falemos de nós (é-me difícil falar de mim). Aliás como os outros, desconheço-me. Talvez, também porque me evito. A verdade é que, quando me encontro bem pela frente, reconheço-me intragável.»

Vergílio Ferreira, Conta-Corrente I, Lisboa: Bertrand, p. 11.

(Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008)


terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ex-citação 1

«Enquanto lhe preparavam a cicuta, Sócrates pôs-se a aprender uma ária na flauta. 'Para que te servirá?' perguntaram-lhe. 'Para saber esta ária antes de morrer'».

Cioran, citado por Italo Calvino, in Porquê Ler os Clássicos, Lisboa: Teorema, p. 13.

(Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008)

domingo, 27 de janeiro de 2008

Avaliação do debate

Na quarta-feira, das 8h15 às 9h45, no Centro de Recursos, temos o debate dos livros do contrato de leitura. Como sabem, o debate será moderado pelos alunos, o que significa que os professores não vão intervir. No caso do 10º5 a moderadora é a Raquel Simões.

A avaliação da participação dos alunos terá em conta três parâmetros: 
- a apresentação que cada aluno fará do livro que leu, pondo em destaque as suas características mais relevantes e fundamentando a apreciação que faz da obra, referindo pelo menos uma citação que justifique essa apreciação (70%); 
- as respostas às perguntas dos colegas, desenvolvendo de forma completa e satisfatória o tópico sugerido (20%); 
- o respeito pelas regras de funcionamento de um debate, intervindo a propósito e de acordo com as indicações da moderadora (10%). 

A intervenção no fórum Goodreads (www.goodreads.com) será tida em conta na nota final: um valor pela participação com classificação do livro (de uma a cinco estrelas) e dois valores pela publicação de um comentário acerca da obra - com fundamentação das razões por que se gostou mais ou menos da obra lida!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Debate de quarta-feira: quem lê o quê?

A moderação do debate será feita pela Raquel Simões. A lista dos livros e a sequência das intervenções e das perguntas pode ser vista nesta sequência: 


DEBATE NO CENTRO DE RECURSOS – 10º5 – 30.1.2008


1 – Primo Levi, Se Isto É um Homem, Lisboa: Público, col. Mil Folhas
2 – Torey Hayden, A Criança Que Não Queria Falar, Lisboa: Ed. Presença
3 – Marguerite Yourcenar, Contos Orientais, Lisboa: Pub. Dom Quixote
4 – José Eduardo Agualusa, Passageiros em Trânsito, Lisboa: Pub. Dom Quixote
5 – Isabel Allende, Inés da Minha Alma, Lisboa: Difel
6 – Gabriel Garcia Marquez, Cem Anos de Solidão, Lisboa: Pub. Dom Quixote
7 – Mário-Henrique Leiria, Contos do Gin-Tonic, Lisboa: Ed. Estampa
8 – José Saramago, O Conto da Ilha Desconhecida, Lisboa: Ed. Caminho


Discussão dos livros lidos em www.goodreads.com


MODERADORA: Raquel Simões

Autor lido - Aluno que apresenta o livro > Questão 1 - Questão 2

1 PL - Nuno Malheiro > Raquel Ribeiro - Inês Fortes
2 TH - Sónia Cantarelo > Filipa Melo - Elisabete Rodrigues
3 MY - Luís Ferreira > Luís Outeiro
3 MY - Raquel Simões > Ana Margarida - Bruna Gonçalves
4 JEA - Inês Fortes > Tamara Vicente - Raquel Simões
4 JEA - Tamara Vicente > Inês Fortes - Helena Carapinha
5 IA - Joana Monteiro > Sara Nunes - Inês Fortes
5 IA - Sara Nunes > Joana Monteiro - Raquel Simões
6 GGM - Raquel Ribeiro > Sara Pereira - Joana Monteiro
6 GGM - Sara Pereira > Raquel Ribeiro - Helena Carapinha
7 MHL - Ana Margarida > Tamara Vicente - Domingas Mbozo
7 MHL - Bruna Gonçalves > Ruthermassy Neto - Áuria Macrão
7 MHL - Filipa Melo > Sónia Cantarelo
7 MHL - Domingas Mbozo > Ruthermassy Neto - Nuno Malheiro
7 MHL - Ruthermassy Neto > Domingas Mbozo - Bruna Gonçalves
8 JS - Áuria Macrão > Fábio Evaristo - Telma Capita
8 JS - Elisabete Rodrigues > Sónia Cantarelo
8 JS - Fábio Evaristo > Telma Capita - Sara Pereira
8 JS - Helena Carapinha > Áuria Macrão - Nuno Malheiro
8 JS - Telma Capito > Fábio Evaristo - Sara Nunes
8 JS - Luís Outeiro > Luís Ferreira
8 JS - Ricardo Silva
8 JS - André Rebelo